Igual ao futebol, o mesmo fato pode ser tanto positivo quanto negativo, tanto sorte quanto azar.
O que diferencia é a posição da pessoa relacionada ao fato e como isso a impacta.
Por exemplo: Uma bola na trave que entra no gol e uma que não entra.
Para um goleiro, o mesmo fato pode ser sorte quanto azar. Porque se ela bater na trave e entrar, ele teve azar e se sair teve sorte.
Para o atacante que chutou a bola na trave, se entrar teve sorte e se não entrar teve azar.
Perceba que são as mesmas situações, bola na trave, tanto entrou quanto não entrou.
De acordo com a posição em que a pessoa está relacionado ao tema, pode ser algo bom ou ruim.
Ou seja, não é o fato literal, é bom ou é ruim, mas sim, depende da posição em que a pessoa se encontra em relação ao tema e o que o fato provocou, neste exemplo a bola na trave entrou ou não entrou, pode ser azar ou sorte de acordo com a posição da pessoa.
Basicamente é o ponto de vista de cada um, de acordo com o que cada um quer e não quer, que determina o que para a pessoa vai ser bom ou ruim do mesmo fato.
O contexto muda a interpretação do fato em si para cada um.
Por isso em qualquer situação, converse, ao invés de julgar diretamente, pergunte antes para a pessoa envolvida qual o Ângulo de Visão dela sobre essa situação ou fato, assim vai saber como ela enxerga isso e aí vai conseguir formar uma opinião sobre o tema e a pessoa.
Ou seja, aqui entra também o que pensei, que tudo é relativo, depende do seu momento, da situação, dos porquês, para saber o que pode ser de fato, ou bom ou ruim e saber isso pode evitar muitos problemas grandes e também aqueles pequenos e bobos.
O seu emocional do momento vai afetar seu poder de decisão para um lado ou para outro, ou seja, dependendo do ângulo que você olhar, o seu emocional vai te forçar decidir pra um lado ou outro.
No geral, não existe verdade absoluta, tudo é relativo, mas o ser humano tem a necessidade de uma verdade para se pautar e por isso tenta forçar uma decisão para se confortar de que sabe aquilo ou decidiu aquilo ou não também, que até uma decisão de não decidir nada é uma decisão.
Mas que precisa de uma verdade pra ser justificada para si mesmo e assim também justificar para os outros.
Seja a decisão de ter entendido algo e decidido fazer ou falar. Como também a decisão de não decidir nada e ficar na mesma, também é uma decisão não tomar uma decisão.
Veja que tudo depende do ângulo que esteja vendo a situação, por isso que o ponto de vista de cada um é o que deve ser debatido e não a verdade do fato em si, porque a verdade depende do ponto de vista de cada um.