Não é a abreviação do que você pensou não, 😂
Mas sim:
F – Foco
D – Disciplina
P – Paciência
Foco
Escolher uma prioridade e manter o foco para não ficar pulando de galho em galho a fim de encurtar o caminho.
O primeiro ponto é o foco. Basicamente as pessoas não tem foco, elas tentam aprender de tudo um pouco mas sem se aprofundar em nada, isso quando aprendem.
E nessa de achar que aprendendo um pouco de tudo estão fazendo certo, acabando não aprendendo o suficiente, ficam no raso e isso vai causar uma distorção da realidade.
Porque sem se aprofundar, não conseguem entender e compreender as variáveis do tema e com isso tendo visto apenas o raso, acham que entenderam o suficiente só porque o pouco que viram fez sentido.
Dessa forma, ficam pulando de galho em galho e não conseguem aprender o suficiente de nada, por isso não conseguem fazer quando tem que colocar em prática o que aparentemente tinham aprendido.
Por isso que ter um foco é fundamental para aprender o suficiente sobre o que escolheu e assim ir até conseguir ter resultados.
Ver um pouco de algum coisa, depois de outra coisa, depois outra, isso só vai te atrasar e fazer com que você se frustre a cada tentativa.
Disciplina
Ter disciplina de fazer o que tem que ser feito independente do que aconteça ou o que pensa ou o que os outros pensam e vão pensar.
Se você não tiver disciplina para seguir mesmo em meio as dificuldades ou naqueles dias que estão cansados (as), não vai dar certo.
Ou até se der certo, vai demorar mais do que deveria.
Um atleta treina consistentemente todos os dias, seja técnica, física ou taticamente, porque o treino constante é o que faz com que ele aprenda melhor e mais rápido.
Faz com que seu corpo padronize os movimentos, a recuperação se torna mais rápida por estar a cada dia evoluindo e acostumando com a carga de treinos.
E é dessa mesma forma que você precisa fazer, seja no seu trabalho, seja no seu estudo, seja no que for fazer.
A disciplina de fazer o que precisa ser feito é um dos pontos que separa quem chega lá de quem não chega.
Paciência
Manter a calma e paciência que a hora das coisas darem certo vai chegar, de acordo com suas ações para que isso ocorra.
Não adianta você querer fazer menos do que precisa e querer alcançar o que deseja, só porque está com pressa para conseguir rápido.
Assim como a lei da natureza não falha, você precisa plantar, esperar o tempo necessário e depois na época correta, colher.
Essa paciência é parte do processo, porque você não planta hoje e colhe amanhã já.
Então o que você controla, suas ações, é o que precisa focar e no tempo certo o resultado vai chegar.
Agora se ficar com ansiedade de querer colher um resultado que ainda não plantou o suficiente para colher, só vai conseguir ter problemas emocionais.
Porque vai adquirir ansiedade, stress, raiva, etc. E isso tudo não vai adianta nada na sua jornada, pelo contrário, só vai te atrapalhar.
Então faça o que precisa ser feito a cada dia e trabalhe o controle da paciência, para que consiga aprender com o processo e colher os frutos no momento certo.
A paciência é uma virtude que precisa ser trabalhada para que na ansiedade de conseguir o que quer, não acabe tomando decisões erradas.