Os erros que cometemos são parte do nosso aprendizado.
Mas devido a sociedade “punir” os erros, acabamos ficando com medo de fazer certas coisas por medo de errar e ser punidos.
Só que isso acontece quando passando a transição de criançinha para criança e adolescente e depois na fase adulta.
Por exemplo: Quando somos muito pequenos, estamos aprendendo a engatinhar, andar, falar, e se você analisar bem, cometemos vários erros.
Engatinhando porque não conseguimos parar em pé, então caímos e aí começamos engatinhando.
Depois que conseguimos ficar em pé, ainda sim no início nos primeiros passos, caímos, mas levantamos e tentamos de novo.
Para falar, começamos errando tudo, falamos tudo errado, até conseguirmos aprender a falar certo. Não fazemos ideia de como escreve, mas falar já conseguimos.
Veja que em todas essas situações, nossos pais que nesse exemplo seria a Sociedade, eles não nos recriminam por errarmos.
Muito pelo contrário, nos incentivam a continuar tentando até conseguirmos e assim com o tempo, prática e repetição diária, aprendemos e conseguimos.
Mas a partir daí, começa o problema posterior, porque quando somos crianças, e depois adolescentes e depois adultos, nossos pais, amigos, parentes, sociedade no geral, nos recriminam pelos erros.
Em uma fase escolar onde estamos aprendendo tudo, se erramos tiramos nota vermelha.
Como adolescentes se erramos os pais é só bronca e falação.
Como adultos se erramos perdemos as oportunidades e o emprego.
Então veja que ao longo da vida, a sociedade vai matando o que o ser humano naturalmente faz para aprender que é ERRAR.
A gente tenta, erra, com a repetição aprendemos e depois fazemos tranquilamente.
Assim como dirigir um carro, andar de bicicleta, etc. Depois que aprendemos não precisamos pensar pra fazer essas coisas, e sim fazemos no automático.
Agora imagina se lá quando criança nossos pais fizessem como a sociedade e eles próprios quando somos adolescentes e adultos principalmente, que é nos recriminar pelos erros.
Imagina que ao tentar falar se eles recriminassem os erros, ao tentar andar também.
Hoje não falaríamos e nem andariamos.
Por isso muita coisa que você planeja fazer, falar pra alguém, no seu subconsciente tem uma trava que não deixa por medo de errar.
Para não se frustrar, não passar pelo desprazer da crítica de quem deveria te incentivar, por não ficar em uma situação chata ou até brigar.
O medo de errar acaba te travando de tentar coisas que poderiam mudar completamente a sua vida.
Mas é errando que você pode aprender e de qualquer forma você ganha na verdade.
Porque se você errar e aprender, vai conseguir.
Se errar e não conseguir de fato, você aprendeu também. Aprendeu uma coisa que achava que daria certo e não deu, de qualquer forma aprendeu, ou seja, aprendeu o que não fazer.
Por isso que se alguém errar com você, não recrimine e sim entenda se a pessoa aprendeu alguma coisa com a situação, e então tome sua decisão de incentivar mais ou deixar pra lá.
E se quiser fazer algo, não tenha medo de errar, faça, de qualquer forma você irá aprender.
Devemos lembrar de quando estamos aprendendo a andar e falar, que não desistimos e hoje podemos andar e falar normalmente, exatamente porque não tivemos medo de errar e continuamos até conseguir.