É importante você entender que dependendo da situação, o contexto envolvido pode mudar a percepção sobre os fatos.
Uma situação vista de um ângulo, sem entender o contexto dela, pode te fazer decidir por um lado.
Mas essa mesma situação vista com o contexto ao que se desenvolveu para acontecer, pode mudar a interpretação dos fatos.
As coisas não devem ser analisadas de forma literal, porque isso mostra falta de visão de sua parte e em muitos casos imaturidade.
Um exemplo de contexto:
Um homem casado, que sua mulher confie nele mas seja ciumenta. Ela pega ele conversando com uma mulher bonita em um café por exemplo. Os dois na mesa conversando, nada de mais.
Essa mulher pode achar que é um encontro, que ele está traindo ela. E de primeira, olhando direto, pode parecer mesmo.
Mas veja que o contexto dela ver ele na mesa de um café conversando com a outra mulher pode ser totalmente diferente.
Digamos que ele tenha conseguido uma entrevista com essa mulher que é dona de um negócio e só teria aquele momento pra falar com ele e foi ali mesmo, o local mais perto e rápido.
Onde ele poderia apresentar um projeto ou as suas qualidades para ser contratado para um trabalho, teria sido totalmente diferente do que a mulher dele imaginou que estaria acontecendo ali.
Ou seja, o fato (ele estar com outra mulher conversando na mesa), pode ter um Contexto completamente diferente do que ela pensou inicialmente e isso muda o fato.
Porque ele não está em um encontro com uma outra mulher porque ele fica com ela e sim porque é uma entrevista que a primeira vista poderia sim ser interpretada de forma errada.
Mas é aí que entra o ponto onde quero chegar.
As pessoas hoje, a primeira coisa que vêem e ouvem, e que parece fazer sentido, já tomam isso como a verdade absoluta, sem analisar o contexto do fato para saber se é aquilo que parece mesmo ou não.
E isso serve para absolutamente tudo na vida, em todas as ocasiões, em todas as decisões, tudo mesmo em nossa vida.
Outro exemplo:
No trânsito, um cara vem que nem louco fechando todo mundo e correndo igual um maluco.
A primeira vista vão pensar que ele está bêbado, drogado ou que esteja querendo causar apenas.
Mas, e se ele está com alguém passando mal no carro, um ataque cardíaco ou uma mulher dando a luz, por exemplo.
O mesmo ato de correr e fechar os outros, passaria a não ser recriminado e sim ajudado.
Mas sem saber desse contexto, a primeira coisa que vem na cabeça das pessoas que julgam o fato, já tomam como verdade sem nem sequer averiguar antes e já recriminam.
Podendo neste caso alguém mais esquentadinho ir atrás e fechar ele também querendo briga.
Veja que o fato (correndo igual louco e fechando todo mundo no trânsito) é o mesmo fato, mas que o contexto do motivo a ser feito muda a percepção das pessoas perante o fato que ele fez.
Por isso que nós temos que ser mais inteligentes, e analisar o contexto de tudo antes de definir algo porque o que parece ser o certo a decidir, fazer, falar, etc., pode não ser o correto dependendo do contexto da situação.
Por isso, analise o contexto de tudo antes de tomar uma decisão porque isso pode mudar completamente sua decisão e evitar um problema desnecessário.