O título pode parecer soberbo, como se eu tivesse a solução para o mundo. Mas em termos conceituais, eu creio ter identificado a solução sim.
Não que seja fácil, até porque eu acho que isso nunca vai acontecer, mas é a única maneira da humanidade como um todo melhorar.
Basicamente é espelhar Jesus, como ele agia.
Mas trazendo para exemplos práticos do nosso dia a dia para entender mais fácil e entender o ponto que pensei.
O grande problema da humanidade é olhar só para o próprio umbigo. Ou seja, cada um olha para o seu e dane-se o outro.
Um exemplo no trânsito para ficar bem fácil de compreender.
Já que passei muitos anos dirigindo o caminhão e depois no Uber, então tenho bastante tempo dirigindo e já vi praticamente de tudo no trânsito.
As pessoas no trânsito descontam sua raiva nos outros, buzinando, chingando, querendo brigar, etc.
Estouram porque algumas situações que acontecem no dia a dia do trânsito.
Veja que é um exemplo do trânsito mas deve ser pensando em tudo na vida.
Se alguém fecha alguém, o que tomou a fechada vai tirar satisfação, a pessoa acha ruim de ter sido fechada.
A pessoa que fechou às vezes não foi de propósito e sim que achou que poderia ir mas que o outro não deixou e por isso se sentiu que tomou uma fechada.
As pessoas vêem alguém dando seta e ao invés de dar lugar, deixar passar, deixar entrar na frente porque viu a seta, não, elas aceleram só para não deixar.
Aqui é que se encaixa o ponto: Cada um olha só para o seu e não o do outro.
Se alguém ligou a seta é porque quer entrar ou passar, então por que não deixar? Poderia ser você que estava em um lado e viu que era o lado errado e precisava ir para o outro e então ligou a seta pra ir.
Mas como ninguém deixa, uma hora que der o mínimo de oportunidade você vai e acaba fechando o outro.
Só que se todas as pessoas ao invés de olhar só para si e olhassem para o outro, ou seja, deixasse entrar quando alguém ligar a seta, todo mundo seria ajudado em algum momento e tudo seguiria bem.
É assim com tudo na vida, se a humanidade se ajudasse mais ao invés de olhar para o próprio umbigo, o mundo sem dúvidas nenhuma seria melhor.
Todos se ajudando ao invés de um querer se dar bem em cima do outro, ou querer se dar bem e nem ligar para o outro, isso sem dúvidas iria melhorar a vida de todo mundo.