Que isso existe, sim eu acredito mas o Brasileiro devido a ser como é, ele “prostituiu” essa doença mental para se aproveitar e se fazer de coitadinho para ganhar atenção que normalmente não tem.
Depressão nada mais é que um doença mental relacionado a falta de perspectivas boas na vida e por isso a pessoa fica em estado depressivo, ou seja, sem querer fazer nada, sem felicidade, sem ânimo, triste o tempo todo, etc.
Hoje muito falada mas como eu disse ali, se “prostituiu” o termo depressão para qualquer coisa que deixe a pessoa mal e meio triste com algumas coisas na vida.
Essa doença mental atinge a pessoa porque ela quer tanto algo e como não consegue, não tem a perspectiva de conseguir, fica mal porque não se sente capaz de conseguir.
O que gera ansiedade muito forte e o não conseguir faz com que entre nesse estado depressivo.
Aí vem terapeutas falando um monte de merda, médicos socando remédio que mais pioram a longo prazo do que melhoram como um todo, exatamente porque a curto prazo esses remédios parecem fazer efeito e as pessoas acham que melhoraram mas logo pioram mais e ainda ficam viciadas na química do remédio.
Analisando diversos casos que ouvi falar sobre depressão, cheguei a algumas conclusões:
1° Depressão é coisa de classe Média e Ricos
A classe média por querer ser rica e não consegue, ai vive como se fosse e se lasca.
Os Ricos porque temem deixar de se ricos ou porque querem ser milionários. Em ambos os casos, ficam depressivos por algo que não está no seu controle e pela falta de perspectiva em si mesmo culpando o mundo externo.
O pobre não tem depressão, ele não tem tempo de ter isso, porque está lutando e se lascando todo dia para conseguir ganhar uma grana pra sobreviver e com isso não tem tempo de ter depressão.
O que me fez concluir que depressão é uma frescura mental da classe média e dos ricos, que sim, acontece, mas que eles se deixam acontecer achando que a vida vai colocar tudo pra ele ali de mão beijada e ele não ter o que quer igual nos filmes, séries, desenhos, que a pessoa se ferra e do nada aparece um milagre por alguém ficar com dó e ajuda ela.
O pobre não tem isso, porque ele sempre correu atrás porque não pode ficar esperando se não passa fome.
2° Ao Invés de Olhar Só pra Frente Olhe pra Trás
Isso quer dizer que a pessoa se concentra tanto pra frente, no que ela quer e ainda não conseguiu, que se esquece de olhar para trás, o que já conseguiu e conquistou na vida dela.
Porque a classe média e ricos em algum momento eles não estavam com tudo o que já tem.
Então evoluíram bastante em relação a esse tempo passado, mas sem olhar pra trás e agradecer pelo que já conquistou, não é possível enxergar.
E então esquecem isso e somente olham pra frente porque querem mais e mais e não conseguem aí se frustram e vem a ansiedade e depois o estado depressivo.
Cheguei a conclusão de que basta a pessoa olhar para trás, tudo que já conseguiu na vida, que ela poderá enxergar como a vida dela é boa e muitas vezes ótima.
E principalmente, olhar no mundo ao seu redor, que tem muita gente que daria tudo para ter o que você tem e você não valoriza, ou seja, estão bem pior que você mas estão ali lutando, correndo atrás, com sorriso no rosto e buscando a sobrevivência e você, choramingando com depressão e se fazendo de coitadinho.
3° Se Fazer de Coitadinho É Mais Fácil
E aqui entra uma coisa que percebi que devido a ser uma crítica muito forte as pessoas não lidam bem com isso.
A pessoa em depressão, chega um momento que essa doença mental pegou mesmo, que passa a ser mais aceitável pra ela e até benéfica.
Porque é mais fácil ficar choramingando e se fazendo de vítima, do que correr atrás e fazer acontecer.
E como essa pessoa não tem capacidade e perspectiva de conseguir, se coloca em uma situação depressiva a mais do que normalmente estaria sem a consciência do que está fazendo.
Porque é mais cômodo ganhar a atenção dos outros por ela estar assim, as pessoas com dó, querendo ajudar de N formas.
E ela não precisará se esforçar de novo pra tentar conseguir e acabar se frustrando novamente mostrando a sua incompetência e passando vergonha por não conseguir.
Ou seja, em resumo a depressão existe, mas creio ser algo mais estimulado na TV, na Internet a fim de lucrar em cima da desgraça alheia do que quererem resolver de fato.
Um jeito muito simples que pensei e que creio ser natural e fácil de mudar a realidade dessa pessoa e fazer ela enxergar tudo que já passou na vida antes disso e ver onde está agora.
Enxergar tudo que já mudou na vida dela e pra melhor ao longo do tempo, assim ela vendo que estava bem pior do que está agora e ainda sim conseguiu.
Então basta ela continuar correndo atrás e não desistir, e claro, se preparar para tal, mas que é totalmente possível ela conseguir o que quer, o que não irá acontecer se ficar de mimimi em depressão.